como executar uma fundação Quais são os tipos de fundações?



 



 que é fundação de construção civil? A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação


O que é fundação da obraFundação da obra é uma estrutura feita no início da construção que tem como objetivo transmitir as cargas de uma edificação para solo.

como executar uma fundação




fundação é a primeira etapa realizada em uma obra após a terraplanagem e a locação no terreno. – A execução acontece, basicamente, da seguinte forma: Escavação das sapatas ou das estacas e blocos, Colocação das armaduras (ferrage)

Quais são os tipos de fundações?

  • Tubulões. Esse tipo faz grandes perfurações e deve ser realizado em solos resistentes. ...
  • Estacas. ...
  • Caixões. ...
  • Blocos de fundação. ...
  • Sapatas. ...
  • Radier. ...
  • Grelhas.


1_ Estacas. ...

  


As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. A transmissão das cargas para o solo é feita de duas formas, pelo atrito lateral entre a estaca e o solo e pela resistência de ponta da estaca.

Quais são os tipos de estacas?

Principais tipos de estacas de fundação. Estacas tipo broca, Estacas Strauss, Estacas Franki, Estacas Hélice Contínua, Estacas de madeira, Estacas metálicas.


2_ Caixões. ...


Caixões como fundações profundas

Caixões são em resumo, elementos de fundações profundas que se caracterizam pela sua forma de prisma. São instalados por escavação interna, além de serem concretados na superfície. Na sua instalação, pode se usar ar comprimido e sua base pode ou não ser alargada.

Confira abaixo os 3 tipos de caixões.

  • Abertos – Divididos por paredes internas em forma de xadrez;
  • Pneumáticos – Geralmente são de concreto armado e construídos sobre uma carreira à margem da água ou sobre flutuadores;
  • Fechados – Fechados na base e usados exclusivamente em obras marinhas.

3_  Blocos de fundações 


Blocos de fundações
 são estruturas de volume que têm a função de distribuir as cargas dos pilares a elementos de fundações profundas, tais como estacas e tubulões.

Os tipos de materiais mais utilizados para a construção dos blocos de fundação são: concreto simples, usinado e ciclópico. Segundo a NBR 6122, os blocos de fundação não devem ter dimensões menores do que 60 cm. Os blocos devem ser dimensionados por meio de cálculo estrutural e geométrico por um engenheiro calculista.



Sapata é a parte mais larga e inferior de um alicerce. De acordo com a NBR 6122/2010, é definida como “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

São três os tipos de sapatas: isolada, associada e corrida. As sapatas isoladas são feitas para suportar as cargas de um único pilar. Já as sapatas associadas servem para suportar as cargas de dois ou mais pilares.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

demonstração de uma construção de um wc passo a passo