Canalização de construçao de obas . e Tipos de tubos de canalização

Ramos construções

canalização

A canalização é constituída por toda a rede de canos e tubos de uma habitação. Esta inclui a Rede de Água, a Rede de Esgotos e a Rede de Gás. O sistema de canalização desempenha um importante papel numa casa ou empresa podendo representar um avultado prejuízo e transtorno caso não esteja nas condições adequadas.

Por regra, as canalizações dos edifícios deverão ser substituídas a cada 25 anos de forma a garantir as perfeitas condições de utilização. Muitos edifícios têm instalações datadas, ultrapassadas e eventualmente perigosas. Os materiais utilizados em canalizações são, hoje em dia, mais seguros, eficazes e duradouros.C

  1. analização de Água - Nas canalizações de água antigas há frequentemente rupturas, infiltrações e água que chega às torneiras com partículas, cor ou sabor estranhos. As pequenas reparações não são mais que, muitas vezes, o adiar da resolução de um problema maior.O
  2. s diversos remendos na canalização poderão ter um custo final superior ao da opção definitiva de substituição total da canalização acrescendo os custos de reparações associados às infiltrações e rupturas.C
  3. analização de Esgotos - Apesar de superior à canalização de água, dados os materiais utilizados, também a canalização de esgoto tem um tempo de vida útil, a partir do qual, podem começar a surgir problemas como infiltrações e maus cheiros.C
  4. analização de Gás - Os problemas nas canalizações de gás podem ter consequências que ultrapassam os prejuízos. O risco de explosão é sério mesmo para pequenas fugas, sendo o risco de vidas uma realidade. Dada a perigosidade, estas instalações estão sujeitas a medidas de fiscalização muito específicas, sendo comum a proibição, por parte das autoridades, do fornecimento de gás a todo o edifício até à correcção ou substituição da instalação.

A intervenção habitual nas Redes de Água e nas Redes de Gás é semelhante podendo colocar-se a canalização por dentro das paredes (abrindo roços e substituindo a canalização existente) ou por fora das paredes (não mexendo na canalização existente e colocando a nova sem substituição). A intervenção na Rede de Esgotos obriga à abertura de roços e substituição da rede existente.

Os materiais utilizados na tubagem diferem consoante o tipo de aplicação dos mesmos e do tipo de intervenção. A escolha deve levar em linha de conta a finalidade da canalização, as pressões e temperaturas a que está sujeita e as condições de exposição para além da expectativa de vida útil do material da tubagem. Existem dois grandes tipos de tubos de canalização, os de metal e os de plástico:

Tubos Metálicos

  1. Cobre - Muito resistente à corrosão e a altas temperaturas. São os mais utilizados na canalização de habitações.
  2. Aço Inoxidável - Mais caros e, por isso, menos utilizados na construção civil.
  3. Aço Galvanizado - Utilizados em canalizações durante muitos anos. Estão a ser substituídos pelo PEX (material plástico).


Tubos Plásticos

  1. PVC (Policloreto de Vinilo) - Utilizado, normalmente, para condução de águas a grandes pressões. Apenas indicado para águas frias pois é moldável com o calor.
  2. PEX (Polietileno Reticulado) - Tem uma elevada resistência térmica, sendo muito utilizado nos sistemas de aquecimento à base de água.
  3. PPR (Polipropileno Copolímero Random) - Resistente a temperaturas elevadas e com baixa condutividade térmica, conservando a temperatura da água transportada por mais tempo e dispensando a necessidade de isolamento térmico.

Tubos Multicamadas

O material plástico utilizado para as camadas interna e externa é o polietileno reticulado (PE-X), enquanto a camada intermédia metálica é de alumínio. A camada externa garante um perfeito isolamento do tubo contra a corrosão. No tubo multicamada as vantagens típicas do tubo metálico somam-se às do tubo em plástico e ao mesmo tempo as qualidades de um material compensam as fragilidades do outro.




Encanamento ou canalização é a construção ou estrutura de transporte de algo através de tubos ou canos. O cano tem que ser de um material resistente o suficiente para aguentar a pressão do material transportado, que geralmente é líquido. 



Tipos de tubos de canalização As duas principais categorias de tipos de tubos de canalização são de plástico e metal. Alguns modelos de tubos plásticos incluem o cloreto de polivinila (PVC), cloro de polivinil clorado (CPVC) e tubulação PEX.

1. PVC
O policloreto de vinila mais conhecido pelo acrónimo PVC é um dos polímeros síntéticos de plástico mais produzidos no mundo, com uma vasta possibilidade de aplicações, principalmente na construção civil, moda e medicina. O PVC pode ser categorizado entre rígido ou flexível. 

CPVC é um homopolímero de PVC que foi submetido a uma reação de cloração. Normalmente, o cloro e o PVC reagem através de um mecanismo básico de radicais livres, que pode ser iniciado por energia térmica e/ou raios UV.

PEX é uma tubulação flexível fabricada em polietileno reticulado podendo ser utilizada para condução de água fria e quente, gás natural ou gás GLP (gás de cozinha) e ar condicionado. A tubulação pode ser monocamada ou multicamada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

como executar uma fundação Quais são os tipos de fundações?

demonstração de uma construção de um wc passo a passo